terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curiosidades do Censo ...

Uma cidade com 'mais gente presa que solta'

Instalação de dois presídios fez triplicar população de Balbinos, no interior paulista

A população de Balbinos, a 420 quilômetros de São Paulo, não recebeu com entusiasmo o título de cidade que mais cresceu no Brasil, segundo os dados do Censo.

A explosão populacional que fez a cidade triplicar o seu tamanho em dez anos (de 1.313 para 3.932 habitantes) tem como principal causa a instalação de dois presídios, inaugurados em 2006.

Hoje, a população das penitenciárias é maior do que a do lado de fora. Os presidiários representam dois terços dos habitantes (2.570). Pela mesma razão, Balbinos também é a cidade com maior percentual de homens em todo o país: 82,20%.

— Eu gostaria de comemorar esses dados se fossem resultado da instalação de uma universidade ou de empresas. Comemoraria com champanhe. Agora, não é essa a realidade. Não temos motivo para comemoração, mas para preocupação. Infelizmente, tem mais gente presa que solta — diz o prefeito, José Marcio Rigoto (PMDB).

A chegada dos novos habitantes enfrentou muita resistência por parte dos antigos moradores e obrigou muitos deles a mudarem hábitos típicos de uma pequena cidade do interior.

— Era um paraíso onde se podia dormir com a janela aberta ou com carro fora de casa. Agora, há insegurança no ar — afirmou o prefeito.

Silvia Amorim e Juliana Castro/O Globo


.....

Nenhum comentário: