quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

EUA pretendem grampear Skipe e Facebook ...

Andrea Murta/Folha de S. Paulo


A Casa Branca deve apresentar ao Congresso em breve proposta de lei para regular serviços de comunicação on-line como Skype e Facebook para facilitar grampos de mensagens de texto e voz.

A intenção é obrigar qualquer serviço a ser capaz de decodificar e enviar ao governo toda a comunicação que passa por suas plataformas.

Funcionários de várias agências governamentais vêm trabalhando em um rascunho de lei. A Presidência ainda não aprovou nenhuma versão, mas empresas e principalmente grupos de defesa da privacidade e liberdade civil estão alarmados.

Autoridades federais afirmam que sua capacidade de grampear suspeitos de crimes e terrorismo está desaparecendo à medida em que as pessoas usam serviços on-line em vez de telefones.

"Estamos falando de interceptações autorizadas por lei", disse Valerie Caproni, conselheira geral do FBI.

"Não queremos expandir autoridade, mas preservar nossa habilidade de executar a autoridade já existente para proteger o público e a segurança nacional."

Projeto está sendo discutido pela Casa Branca / Grupos de defesa de direitos temem invasão de privacidade / Ideia seria obrigar sites a terem capacidade de decodificar dados em caso de investigação de crime ou terrorismo.


.....

Nenhum comentário: