quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pelotas pode decretar situação de emergência ...


A situação é preocupante. Nesta quarta-feira (26) o município pode decretar emergência devido à estiagem. As chuvas irregulares e mal distribuídas, que ocorrem eventualmente na região, não são suficientes para normalizar a altura da água na barragem Santa Bárbara. O nível continua em declínio e já se encontra com 1,86 metro abaixo do vertedouro.

Enquanto não houver recuperação, a bomba de emergência permanecerá acionada para transposição de água do arroio Pelotas para a barragem. No entanto, segundo o diretor-presidente do Sanep, Ubiratan Anselmo, a situação é alarmante. Ele pede o apoio da população no controle dos gastos desnecessários de água. Na manhã de segunda-feira foi realizada reunião com Anselmo e o vice-prefeito Fabrício Tavares (PTB) acerca das condições do município frente à estiagem. Caso as medidas não sejam suficientes, será necessário decretar emergência assim como outras 13 cidades do Estado.

Abaixo do esperado

Conforme informações do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), a precipitação normal para o mês de janeiro seria de 118 milímetros. Contudo, até o momento ocorreu apenas 29,4 milímetros. A tendência é que a partir da noite ou madrugada de quarta algumas pancadas de chuva possam marcar presença no município. Entretanto, chuva significativa está prevista para todas as regiões do Estado na quinta-feira.

Fonte: Diário Popular
Foto: Moizes Vasconcellos


.....

Nenhum comentário: