segunda-feira, 11 de abril de 2011

Governo do RS sentou em uma Bomba Relógio e chega aos 100 dias acelerando o déficit ...


Depois de ter iniciado o governo como gastador de tempos de bonança, o governador Tarso Genro parece disposto a implementar um pacote de restrições fiscais.

* As medidas anunciadas são um bom começo, dependendo da profundidade com que forem implementadas: 1- corte de despesas (Tarso não diz quais os valores e nem quais os setores atingidos). 2 - racionalização da administração (o governo nem sabe o que é isto). 3- teto para pagamento de precatórios (calote) em 1,5% da receita corrente líquida própria.

O governo não fala em renúncias fiscais, renegociação da dívida com a União, tranca ao empreguismo, mas acena com mais combate à sonegação (o combate já é eficaz e pouco há a fazer, afora a manutenção do que ocorre) e até com aumento de impostos.

É tudo o que prejudica a população, que disporá ainda de piores serviços públicos e baixa infraestrutura para garantir o crescimento estadual.

* O problema é que Tarso Genro não consegue conter a onda empreguista do seu governo e nem fazer frente às demandas corporativas dos setores públicos. Somente o aumento de 10,9% para os salários do magistério, aprovado nesta sexta-feira, acrescentará gastos de R$ 350 milhões ao total da Folha.


- Frouxo no controle das despesas e com receita crescendo muito pouco, o governo do PT chega aos seus 100 dias sem manter o déficit zero, que é o resultado das receitas totais frente aos gastos totais, calculados durante um ano e valendo apenas para aquele ano.

O déficit para este ano já é estimado em R$ 750 milhões.

Blog do Políbio Braga


.....

Nenhum comentário: