terça-feira, 19 de abril de 2011

Meu Respeito, e minha Rebeldia ...

O que mais me impressionou na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores ontem... Foi a tese defendida por Ubiratan Rodrigues (PP) sobre aumento do numero de vereadores (que não é segredo para ninguém - ele é à favor de 15).

Rodrigues acredita que quanto mais cabeças pensantes, melhores projetos, mais representatividade e o Poder Legislativo estará mais fortalecido.

"Fui vereador concorrendo à 19 cadeiras, e sou agora com 10"

Se nós, representantes do povo, deixarmos passar essa oportunidade, onde a pluraridade de siglas e um numero maior de vereadores só tem a trazer embates e troca de experiências em prol da comunidade... estaremos na eminência de num futuro bem próximo, um regime totalitário, militar ou até mesmo civil, cercear o direito do cidadão à democracia!
*(desculpa se não redigi exatamente as palavras - mas o contexto foi esse)


"Se não tiver assessor, tiver que diminuir salário, dividir sala?! Tudo bem! O que não podermos, é deixar a representatividade do povo, através dos vereadores ser diminuída!!!"...


Meu Pitaco:

Procurei o vereador ao final da sessão para falar sobre sua explanação, mas infelizmente já não estava mais na Câmara!

Vereador,

Não acredito, que o simples fato de permanecerem 10 vereadores em nosso legislativo municipal, possa ocasionar um levante de qualquer tipo de regime, vindo cercear nossos direitos democráticos!

O que deveriam estar discutindo... É a diminuição da Carga Tributária; Uma maior Distribuição de Renda; O retorno dos impostos, através de um melhor aparelhamento da Segurança, Saúde, Educação, Infraestrutura, etc, etc...

E quanto a Distribuição do Bolo (R$), já dito pelo nobre edil em entrevistas nos mais diversos meios de comunicação...

O Legislativo Municipal pode gastar com a 'Folha de Pessoal' até 70% de seu Orçamento, porém Não é 'Obrigado'!

Porque não Criar Fundos, dentro do Orçamento Legislativo, para os mais diferentes projetos que temos dentro de nossa sociedade local, ao invés de dividir o bolo?

APAE, Renascer, Asilo de Idosos, Creches, Centros Tradicionalistas, etc, etc... Tem mais carência financeira, que carência representativa!

Sem contar, que com dez vereadores, a representatividade será de melhor qualidade!

Sei que não preciso dizer isso... Vossa excelência vem fazendo um bom trabalho; Vai onde o povo está; Marca sua presença; Seu 'Escritório do Povo' tem atingido o objetivo - que é facilitar- encurtar a distância das classes mais humildes com os órgãos públicos; com toda certeza, obterá uma resposta positiva nas urnas, seja com 10 ou 15 cadeiras.

Respeito sua tese, porém Sou contra o Aumento do Numero de Vereadores!


.....

3 comentários:

Anônimo disse...

Nenel, da pra gastar 70% e ainda manter estes fundos, sem problema.
O que nao pode é gastar mais que 70%..pode gastar 69, 60, ou 15% isso nao importa. NO MÀXIMO 70%
15 vereadores já!!!

Vinicius Pegoraro disse...

Olha Nenel, venho acompanhando os pronunciamentos a respeito do aumento do número de vereadores.

Como bem falaste a "Câmara pode ter um gasto com pessoal de no máximo 70% do seu orçamento, mas não que precise gastar tudo isso!"

(Mas eles gastam) Hoje com 10 eles gastam isso, e por isso que defendo 15 vereadores. Não haverá um gasto maior como alguns profetas andaram espalhando pelas rádios. O que vai acontecer é uma redistribuição dos gastos para encaixar esses novos 5 vereadores dentro desse limite de 70%, ou seja, dentro da despesa já existente.

A farra é tão grande que hoje a Câmara gasta mais do que gastava quando tinha 19 legisladores. Ano passado houve aquelas exonerações, sobre desculpa de equiparação salarial com o Executivo, BALELA! Exoneraram pq iriam ultrapassar o limite de 70%, com sálarios de pessoal, tamanha era a farra! E é tão claro isso que não fizeram a dita equiparação e hoje fazem contas para poderem recontratar os chefe de gabinete.

Sabendo que os gastos vão continuar iguais com 10 ou com 15, eu prefiro 5 novos vereadores do que uma Câmara cheia de assessores.

Anônimo disse...

Muito bem colocado pelo Vinícius o seu ponto de vista. Concordo com ele.
Outro ponto é sobre a eleição. Embora alguns pensem diferente, com 15 haverá um aumento na dificuldade para os candidatos, afinal teremos MAIS nomes concorrendo e uma divisão maior de votos.
E Digo mais: Tem até campanha interna de funcionários com medo de perder salário, acredita? Os vereadores tão com medo de perder salario.