sábado, 16 de abril de 2011

Pão Quente / Canguçu forma primeiros técnicos em Biocombustível

A primeira turma a concluir o curso técnico em Biocombustível no país, através do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), é do polo de Canguçu. A instituição federal pioneira a propor o curso foi o IF-Sul-rio-grandense - Campus Visconde da Graça, em 2009. Outros quatro polos no Estado, Santa Maria, Bagé, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, vão realizar formaturas neste mês e em maio. No total nove técnicos concluíram o curso em Canguçu. Para dar continuidade à formação outra turma com 39 alunos ingressou em 2010.

Conforme a coordenadora do polo canguçuense, Jussara da Silva, existe na região a necessidade de formar técnicos aptos a desenvolver atividades na área de produção, transformação, manuseio e comercialização de biocombustíveis no setor industrial.

O e-Tec Brasil é um programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) através da Secretaria de Educação a Distância (Seed) e foi lançado em 2007. Diversos municípios do país aderiram ao projeto, mas no Rio Grande do Sul somente sete polos cumpriram as exigências estabelecidas: Canguçu, Bagé, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, Alegrete e Santa Maria.

O objetivo é oferecer educação profissional tecnológica a distância de forma gratuita, sendo que os cursos são ministrados por instituições públicas. O trabalho é feito através de parcerias, onde o MEC é responsável pela assistência financeira. Já a estrutura como equipamentos, recursos humanos e manutenção das atividades está a cargo dos estados e municípios.

O polo de Canguçu iniciou as atividades em 2009, com o Técnico em Meio Ambiente. Na época eram oferecidos seis cursos, mas atualmente este número chega a dez - Administração, Agricultura, Agroindústria, Automação Industrial, Biocombustível, Contabilidade, Informática, Manutenção e Suporte de Computadores e Meio Ambiente. De acordo com a coordenadora, a procura maior é por cursos na área de informática, agricultura e meio ambiente.

Fonte: Diário Popular / Juliana Sanches


.....

Nenhum comentário: