terça-feira, 5 de abril de 2011

Saúde - Criado Comite Materno Infantil ...

Integrantes do Comitê reunidos

A Secretaria Municipal de Saúde reuniu na manhã desta segunda-feira, no Posto de Saúde do Bairro Fonseca, o Comitê de Saúde Materno Infantil.

O Comitê composto pelos Coordenadores das Unidades de Saúde do município, será responsável por desenvolver ações de prevenção à saúde da mulher e da criança, com o objetivo de estimular ações como a assistência ao pré-natal, prevenção ao câncer de mama, incentivo ao parto natural e redução do número de cesáreas desnecessárias, importância do leite materno, redução da mortalidade materna e infantil, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, entre outras.

O Comitê deverá se reunir toda segunda-feira pela manhã, na segunda semana de cada mês, sempre pautando a meta de melhorar a saúde da mulher e reduzir ainda mais os índices de mortalidade infantil, definiu a Secretária Mariza Eslabão.

Vanise Kunde e Vanise Nunes, serão as responsáveis pelo Programa Saúde da Mulher e Saúde da Criança, respectivamente, quando deverão reunir dados e monitorar as informações sobre cada ação desenvolvida, além de acompanhar a evolução do quadro da saúde materno-infantil no município.

A Prefeitura Municipal também já está atenta ao novo programa que foi lançado recentemente pelo Governo Federal chamado Rede Cegonha.

O programa deverá funcionar como uma corrente de cuidados especiais a gestantes, do início da gravidez até o segundo ano de vida do bebê.

São ações que deverão se complementar, entende o Comitê, porque o futuro de uma criança começa muito antes do seu nascimento, começa na qualidade de vida da mãe, nas condições da gravidez e nas condições do parto, seguindo nos primeiros anos de vida do bebê chegando até a sua adolescência.

Fonte: Blog da Secretaria Municipal de Saúde


.....

Nenhum comentário: