segunda-feira, 27 de junho de 2011

XV FECANPOP recebe Críticas ...


VENCEDORES DO XV FECANPOP

1º lugar
Rubro cor da paixão – Robledo Martins
Troféu e R$ 1 mil

2º lugar
Inclemente – Juliano Guerra Pereira
Troféu e R$ 500

3º lugar (dividiram)
Ana - Antídotto Base
Céu vermelho - Cabrones

Troféu Música mais popular
Inclemente – Juliano Guerra Pereira

Alguns participantes e até mesmo, uma boa parcela do público, apesar de concordarem sobre a bela organização do festival, externou a opinião que apenas uma falha ocorreu:

A 'permissão eclética' das composições inscritas. Poderiam ter premiado por Categoria, Estilo.

Um integrante da Antídotto Base (Leonardo Vitienzo) via Facebook disparou:
"Ana - Antídotto Base em 3º lugar no FECANTIVISTA... Valeu, mas a indignação é incontrolável! Música Nativista junto com Música Popular??? Nada contra os músicos do estilo que foram lá e botaram pra quebrar, muito pelo contrátrio... Agora, qual o critério de avaliação??

Como se avalia Música Popular junto com Música Nativista? Pq não volta o Canto dos Cardeais? Se voltar, vou inscrever um som ultra-pesado pra ver se vai passar na triagem! E mais, acho que vou começar a plagiar músicas, afinal, não dá nada, né? Vamos agir de má-fé, galera! Não dá nada! Acreditem!

3º lugar (dividido) com gostinho de: "toma esse trofeuzinho pra ficar quietinho, tá?"
NÃO VÃO NOS CALAR!

E por último, uma jurada defender um plágio e ainda dizer que acusar é dor de cotovelo de quem não tem talento... Não me conformo!

Bom, pra encerrar num climinha melhor, gostaria de agradecer do fundo do coração a todos que nos apoiam e parabenizar a todos que participaram do festival e deram seus máximos!

Ah, pra não perder o costume... LONG LIVE ROCK N' ROLL!!!!!!"

O Consciência Urbana quer aqui Parabenizar os participantes e deixar claro aos organizadores que só está divulgando os fatos, para quem sabe, no próximo FECANPOP, os Critérios de Inscrições possam ser revistos ou, as Premiações possam ser divididas em Categorias ou Estilo Musical.


.....

9 comentários:

Anônimo disse...

SOMBRA DIZ:

CONCORDO EM GENERO E GRAU COM O DEPOIMENTO ACIMA. OS ORGANIZADORES PASSARAM POR CIMA DO ESTATUTO E DO REGULAMENTO DO FECANPOP (Festival da canção popular ) NO RS TEMOS MAIS DE DEZ FESTIVAIS NATIVISTA E GAUÇHO O UNICO AINDA EXISTENTE ÉRA, ÉRA EU DISSE O FECANPOP QUE APARTIR DE AGORA VAI SE CHAMAR FECANTIVISTA COMO DISSE O NOSSO AMIGO ACIMA. NOSSOS COMPOSITORES DO SAMBA DO POP ESTÃO DE PARABENS POR TER QUE DISPUTAR UM FESTIVAL DA CANÇÃO POPULAR COM FERAS QUE VIAJAM E RIO GRANDE SUL TODO PARTICIPANDO EM GRANDES FESTIVAIS NATIVISTA. MEUS PARABENS AO SENHOR SEC.DE CULTURA E AOS ORGANIZARES (RENATINHO & CIA )DO FECANTIVISTA.AINDA BEM QUE ESSE SERA O PENULTIMO FESTIVAL ORGANIZADO POR ESSA TURMA A HORA TA CHEGANDO.

Anônimo disse...

Música nativista também é popular. Se queriam só rocks, façam um festival de rock, pois por esse critério burro, rock também não poderia se enquadrar como popular. Essa indignação do rapaz da banda de rock, deveria deixar de ser preconceituoso e tratar de estudar música, composição musical, arranjos e coisas do gênero, para ver se conseguem dar qualidade à música de qualidade duvidosa que fazem. Força de vontade e persistência vocês tem, mas talento não é feito disso. De qualquer forma, parabéns. Se houve plágio, realmente é desqualificante para um festival. Mas essa turma que se apresentou, pode correr 20 anos para tentar se encostar em um musico de verdade feito o Robledo Martins.

Anônimo disse...

E tem mais... já que falaram em plágio, Ana já foi tema de uma música do Engenheiros do Hawaii - Refrão de Bolero...

Marcelo disse...

Mais uma vez, os anônimos não sabem o que falam, quando ele fala do plágio, se refere a uma outra música desclassificada, depois de denuncias recebidas...
A crítica não é com o nativismo ou os músicos, e sim com o regulamento que foi alterado, deveriam haver categorias diferentes...
E Ana é o título da música, "critério burro" foi esse teu usado pra dizer que Ana foi um plágio

Anônimo disse...

Totalmente errada a opinião do Leonardo! Ao meu ver, o rock não tem nada de popular, e digo mais, popular vem do povo, ou seja, aquilo que é do gosto do público. Graças a Deus nosso Estado, bem como nosso país, é brindado por uma série de culturas e gostos, que vão desde um rock pesado, até um pagode bom para se escutar ou curtir e dançar numa festa, logo, a música gaúcha também é popular, pelo menos em nosso rincão que é Canguçu e o Rio Grande do Sul, estado em que vivemos. Portanto, o melhor venceu e ao Antidotto Base, resta a perda da minha admiração, afinal ficou horrível e parecendo coisa de criança mimada essa história de revolta em não saber perder! Se não querem músicas nativistas em nossos festivais, a qual se torna popular entre os gaúchos, não se apresentem mais aqui, vão para outros Estados, porém se continuarem pensando pequeno, pode se no lugar onde estiverem, que o resultado não será diferente! Abraço e parabéns Nenel que, como sempre, leva todos os fatos com imparcialidade ao conhecimento de todos!

Anônimo disse...

Marcelo, essa é a TUA interpretação. Isso é para vocês verem que cada um dá a sua interpretação aos fatos. Deixem de ser pretensiosos e limitados. Se a banda de rock tivesse tirado o primeiro lugar estaria tudo bem? Querem um festival bairrista para os ruins daqui terem chance? Acordem, estudem e pratiquem para sairem do amadorismo e da falta de qualidade. Vocês SEMPRE dão "palestras", "ensinamentos", como se fossem os donos da verdade... Que coisa chata isso!!!!! E além de tudo são PÉSSIMOS MÚSICOS e NÃO SABEM ACEITAR CRÍTICAS!!!!

Anônimo disse...

OPA...LEONARDO NÃO SE ASSEMLHE A TEU VOCALISTA,NÃO SEJA ARROGANTE,MUDE O CONCEITO DE PENSAR QUE VCS PODEM SEREM A UNICA BANDA DE ROCK DE CANGUÇU TENDO A SENTIDO OPOSTO COMO UMA BANDA DE ABERTURA DE SHOWS DE VCS,A CABRONES MEXEU COM AS ESTRUTURAS DE VCS,MOSTRO-SE CAPAZ DE ENFRENTAR VCS COM UMA MUSICA SIMPLES MAS BEM EXECUTADA COMO CÉU VERMELHO,NAO ADIANTA FALAR DE PLÁGIO,O ANDRE LUIZ DUARTE RECEBEU A GURIZADA DOS CABRONES,E ENTENDEU A SITUAÇAO TODA,PERGUNTE A ELE SE QUISER,NAO FOI COM A MUSICA QUE VCS JULGAM PLAGIO QUE EMPATOU COM VCS,FOI CÉU VERMELHO,VE SE CRESÇE E ENTENDE QUE NÃO HÁ COMO MUDAR ISSO,EXISTE OUTRA BANDA DE ROCK , CABRONES,FANZINE,LUCK QUE UMA BANDA DE MENINAS,VIVA...ANTIDOTO BASE PODE SER A CURA PRA TODO AML,MAS EXISTE OUSADIA DE BANDAS COMO CABRONES E OUTRAS AGUENTEM...

Celly disse...

so quem conhece os guris da Cabrones pode afirmar sem duvida nenhuma que eles nunca agiriam de má fé, e se o 3º lugar foi dividido entre as 2 bandas foi so p provar uma coisa q um nao eh melhor q o outro! E so p recordar algo parecido aconteceu com o jeferson a alguns anos atras ele nao teve a humildade de reconher a autoria de uma musica!
o Leonardo sempre tudo q quiz nao sabe nem da metade do q os guris passam p levar a banda em frente e em vez dele mostrar o q sabe prefere ficar criando richinhas ta na hora de crescer neh! e sem contar q a musica q ganhou foi Céu Vermelho essa nao tem nada a ver com a confusao

Mauricio disse...

MUITO CUIDADO COM AS ACUSAÇÕES SR. LEONARDO. PLÁGIO UMA ACUSAÇÃO MUITO GRAVE

PRA COMEÇO DE CONVERSA, A BANDA CABRONES TEM HOJE A AUTORIZAÇÃO EXCLUSIVA PARA EXECUÇÃO DESTA MUSICA. O QUE ANULA TOTALMENTE A ACUSAÇÃO DE PLÁGIO.

OBVIAMENTE, DESPERTA REVOLTA EM ALGUMAS PESSOAS, QUE UMA BANDA HUMILDE, SEM PADRINHO E COM POUCOS RECURSOS FINANCEIROS COMO A CABRONES ALCANCE O MODESTO 3º LUGAR. AINDA QUE SEJA DIVIDIDO COM AS "ESTRELINHAS" DE CANGUÇU.

PEÇO DESCULPAS SINCERAS SE ALGUEM SE SENTIU OFENDIDO COM ESTE COMENTÁRIO.

MAS DEIXO CLARO QUE TODAS AS RICHAS E ESSA CONCORRÊNCIA TEM POR BASE A ARROGANCIA E A NECESSIDADE DE MARCAR TERRITORIO DE UMA BANDA QUE SE JULGA SER EXCLUSIVA DE UMA CIDADE.

ACHO QUE ESSA DISPUTA DEVE SE DAR NO PALCO E QUEM TEM MAIS TALENTO QUE VENÇA, ONDE QUEM JULGA É O PÚBLICO.