quinta-feira, 28 de julho de 2011

PGBL - SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE, uma preocupação ...

...

Foto: Augusto Pinz


Audiência Pública sobre Plano Gaúcho de Banda Larga (PGBL) que aconteceu nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Canguçu, nos apresentou, Céu e Inferno sobre o Projeto.


Fibra Ótica, Sustentabilidade, Convênios, Adequação, Investimentos Públicos, Parcerias e Logística, pautaram as explanações dos convidados e responsáveis pelo PGBL.

No inicio da audiência, parecia que estavam nos apresentando o Paraíso... Aporte à escolas da rede municipal e estadual de ensino com distâncias de 60 km da base (centro gerenciador) com capacidade de 3 à 6 megas... Brigada Militar, Hospitais, Delegacia de Polícia, Corpo de Bombeiros, Postos de Saúde, etc... acessando a internet, gerando uma economia de 90% dos custos anteriores, trazidos pelo responsável de Candiota Digital - primeira cidade gaúcha à implantar o PGBL e que está funcionando. Um verdadeiro sonho!

Durou pouco esta fantasia, quando anunciou sobre o vencimento do convênio Prefeitura de Candiota/CEEE, com data marcada para dezembro de 2011, onde o Suporte Técnico passará à ser custeado pelo erário público daquele município.

"Suporte Técnico, ou seja, Profissionais Qualificados e Especializados, custa caro, e isso é essencial para a engrenagem continuar funcionando".

O prefeito Cássio Mota(PP), que estava presente na Audiência Pública, assim como a Deputada Estadual e Lider do Governo, Miriam Marroni(PT), apresentaram a mesma PREOCUPAÇÃO que as demais autoridades, empresários e munícipes, interessados em tomar conhecimento sobre o projeto... SUSTENTABILIDADE e VIABILIDADE.


Foto: Augusto Pinz


O Plano Gaúcho de Banda Larga, apartir do momento de adequação (aquisição de equipamentos: antenas, pontos, logística, etc...) do município que estiver interessado em implantá-lo, o que leva, no máximo 6 meses... É maravilhoso!!!


Mas, e o dinheiro para essa Adequação e, posteriormente, a Continuidade do Serviço?

"Sabemos que o Ministério das Comunicações tem muito dinheiro - comentou Cássio Mota - mas será que estão dispostos à investir? O município pode entrar com a contra partida, porém não tem a quantia para arcar com o custo de um projeto desta envergadura, sozinho - disse Mota".


É! Ao menos... pudemos sonhar por alguns minutos, ou quase 3 horas, foi o que durou a Audiência Pública, com uma internet de Qualidade e a Preço Justo. (O Brasil está entre os países que tem o preço mais caro do mundo e com uma prestação de serviço de péssima qualidade)

Ficou estabelecido que o Poder Executivo e Poder Legislativo Local, formarão Comissões, e com o Compromisso de serem amparados pela Deputada Estadual Miriam Marroni, no que for possível, buscarem aprofundamento, conhecimento e aporte financeiro, junto aos governos estadual e federal, condições estas, imprescindíveis para ser implantado o PGBL.


.....

Nenhum comentário: