segunda-feira, 18 de julho de 2011

Emenda 29 / A Esperança de Uma Saúde Melhor ...

...

O que pode melhorar no SUS

Resumo da Emenda 29

Financeiro: em discussão na Câmara dos Deputados, falta votação de um destaque, que é CCS (Contribuição Social para a Saúde) 0,10% de todas as movimentações financeiras (semelhante ao antigo CPMF), mas agora com destinação exclusiva. Isto representaria 11 bilhões ao ano a mais no orçamento. *Destaque - Definir o que são “ações e serviços de saúde”.

Atualmente União, Estados e Municípios aplicam recursos em Bolsa Família, IPERGS, manutenção de Hospitais para entidades como Brigada Militar, pagamento de aposentados, saneamento, etc. Isto acrescentaria mais 4 bilhões à saúde.

Hospitais – Emergências: Ao longo de dez anos, mais de 4 mil leitos do SUS foram fechados no Estado. A demanda reprimida sobrecarrega os hospitais, principalmente os que oferecem leitos de emergência.

No interior, entre 2003 e 2008, 16 hospitais fecharam suas portas, com diminuição de cerca de 2.300 leitos; a maioria pela dificuldade de sustentação com os repasses do SUS e por atuarem somente na baixa e média complexidade, que remunera valores muito defasados.

Por esta razão, é necessário um programa de manutenção e vida dos hospitais menores, pois a sua sustentação via de regra, oportuniza que profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e etc, permaneçam em seus municípios.

Com a paralisação dos hospitais, esses profissionais normalmente procuram outros centros de trabalho, ficando as comunidades menores completamente desassistidas e sendo obrigadas ao processo de ambulancioterapia, mesmo para pequenos procedimentos ou simples consultas.

Fonte: Relatório Final da Assembléia Legislativa

Blog da Secretaria Municipal de Saúde


.....

Nenhum comentário: