terça-feira, 2 de agosto de 2011

Boas Novas na Saúde...

...

Iniciamos o mês de Agosto (mês do cachorro louco - sei lá porque, e se alguém souber deixe aí através de comentário informando-me) com Boas Novas na Saúde!

Foi disponibilizado à Canguçu - e provavelmente por muita labuta de nosso Poder Executivo como um todo, pois acredito no conjunto, e não no, Eu Consegui... Eu Busquei essa verba, pois tudo depende de projetos, oportunidades e contactos - 1,4 Milhão (Hum Milhão e Quatrocentos Mil Reais) que deverão ser destinados à Construção de uma UPA (lei matéria abaixo).





A Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – UPA foi autorizada para Canguçu. A UPA de Canguçu é de porte I, ou seja, tem até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia. O repasse previsto pelo ministério para a construção e compra de equipamentos é de R$ 1,4 milhão para cada UPA de porte I. A unidade será construída na rua Inácio Teixeira Filho, no Bairro Izabel.

O Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas, em 15 estados, entre eles o Rio Grande do Sul. As cidades gaúchas de Canguçu, Venâncio Aires, Novo Hamburgo e Farroupilha serão as contempladas.

As unidades garantem um atendimento eficaz à urgências e estão mais próximas das residências.

A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do Programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde.

Outras 99 UPAs estão previstas para serem inauguradas em todo o país até o final de 2011.


Fonte: Blog da SMS


Meu Pitaco:

Só não entendi como foi escolhido o local.

Agora já foi, pois com certeza, está no projeto. Mas, acredito que caso fosse feito um estudo aprofundado, apesar do Pronto Atendimento, da Silveira Martins, estar apenas à 3 quadras da Cosulati, no entorno da Praça Vereador Carolino Ança Filho, seria o local ideal!

Porque???

Ruas calçadas; Espaço para Estacionar; Centro da Vila Isabel; Inibiria a presença de elementos - que é de conhecimento de todos aqui da vila - que rondam por aquele local, pois se sentiriam vigiados com o movimento 24 horas na UPA, etc, etc...

Mataríamos dois coelhos com uma cajadada!!!

Fica aqui minha Crítica Construtiva!


*Parabéns à nossos administradores pela Grande Conquista, sabendo das dificuldades vencidas, pois o que mais as cidades clamam, é um melhor atendimento na saúde, e foi a cidade de Canguçu, dentre tantas, Contemplada!


.....

2 comentários:

Anônimo disse...

Espero que esses "Hum Milhão e Quatrocentos Mil Reais",sejam investidos realmente no UPA,sem desvios para campanha política :)

Anônimo disse...

Bom, os governos acham que com tijolos, prédios vão resolver o problema da saúd publica. Constroem, reformam e a saúde continua uma M. Tem Pediatra???Não Tem Médicos??? não... Tem remédio???Não Quero fazer um Exame. Bom só daqui a 60 dias. Preciso de uma cirguia. Bom só daqui a 180 dias. E por ai vai. Mas Carros, Prédios bom isso temos. Mas e adianta????