sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Última Sessão Extraordinária de 2011 ...

...

Adiamento de Votações, Retirada de Mensagem, Embates Pessoais, Críticas por Rompimento de Acordo, Eleição da Mesa Diretora e Renúncias para o Cargo de 2º secretário marcaram esta última Sessão Ordinária do Ano, na Câmara de Vereadores.


João Sodré / Gilberto Degar / Ailto de Melo
Foto: Augusto Pinz


As expectativas geradas sobre as votações das Mensagens 066, 067 e 070/2011 foram frustradas ao ser acolhido um pedido, respaldado pelo Regimento Interno, para adiar as votações. O Plenário democraticamente, por votação unânime, disse Sim.

Falta de consenso, fizeram com que a situação, através do líder do governo César Madrid (PP) retirasse a Mensagem Executiva (anteriormente 108) agora 129/2011 que estabeleceria "Normas e Taxas para Licenciamento Ambiental Municipal".

Ironias marcaram um princípio de embate pessoal entre Gérson Nunes (PT) e Ubiratan Rodrigues (PP) que providencialmente foi interrompido pelo presidente Wendel Vilela (PTB).

Vereador-Presidente, Wendel Vilela, fez duras críticas à João Durão (PDT) por rompimento de acordo sobre as votações para eleição da Mesa Diretora durante os 4 anos.

Já sobre as renúncias sobre o Cargo de 2º Secretário, pareceu-me mais uma represália do bloco da situação, pelo motivo de acomodações de Cargos em Comissões não aceito pelo novo ocupante da cadeira da Presidência, Gilberto Degar (PMDB), eleito por 5 votos à 4 do Vereador César Madrid. Ressaltando aqui, a 'ausência' de Arion Braga (PP) por motivos de doença de sua matriarca, dª Ivone Braga.


Eleição

Votos à Gilberto Degar - Ailto de Melo, Gérson Nunes, Gilberto Degar, João Sodré e Zilmar Rosa.

Votos à César Madrid - César Madrid, Joaquim Paulo, Ubiratan Rodrigues e Wendel Vilela.


Componentes da Mesa Diretora 2012:

Presidente - Gilberto Degar (PMDB)
1º Vice-Presidente - João Sodré (PDT)
2º Vice-Presidente - Zilmar Rosa (PSDB)
1º Secretário - Ailto de Melo (PMDB)
2º Secretário - Arion Braga (PP) *

*não estava presente na sessão e possivelmente renunciará ao cargo, ou em Sessão Extraordinária, ou na 1ª Sessão Ordinária, após Recesso Parlamentar.


Meu Pitaco / Bodocaço!!!


As Sessões vão virar um 'inferno' em 2012.

Porque?!


Ailto de Melo (Aparício) não é talhado para uma função com tamanha importância e visibilidade, como a de 1º Secretário.

É o secretário que faz fluir a sessão... dando andamento rápido. Todos poderão ver isso, pois o presidente Gilberto Degar confidenciou o desejo de transmitir as Sessões via internet.


Mais um ponto:

Nilso Pinz, caso venha ser candidato à Cargo Eletivo, terá que pedir licença da Função que ocupa na Câmara! Aqui até podem me contestar... mas, Nilso Pinz é o 'pulmão' no quesito Regimento Interno que é primordial ao andamento das Sessões. É à ele que se reportam quando existem dúvidas. #Fato.

Agora Sim! Vai virar a verdadeira Escolinha!!!

Não adianta pensarem apenas em 'gordos' salários... Acomodações de Companheiros. Tem que pensar no bem comum do município. Sem contar, que a oposição ficará em desvantagem nas votações. Serão 5 vereadores de 'Situação' contra 4 de 'Oposição'. Infelizmente o que prevaleceu, foi a vontade de pessoas - não dos vereadores em questão - ávidas por cargos e saudosos salários que nunca foram esquecidos.

* Quem desejar me criticar... o marcador 'comentários' está aí! Apenas não venham com ofensas pessoais e sem propriedades, principalmente se for anônimo, que não aprovo.

Ah!, e, para quem não sabe... 'Não Bebo Água na Orelha de Ninguém'... Que, com certeza, não será o caso de quem vir rebater minhas colocações!

Feliz Natal!!!


.....

2 comentários:

Anônimo disse...

Nenel, parabéns pelo teu blog e sua imparcialidade.Procuro manter meu comentários na mesma linha. Tive a oportunidade de conhecer o processo. Minha modesta análise se detem em alguns pontos que a meu ver deram o direcionamento do acontecido.
-Veja bem, qual o fato foi predominante para a eleição de um vereador da oposição e o que representa.
-1-A eleição de um opositor nada representa no processo que se avizinha(eleição 2012);Porquê?? Evidente a interferência do PSDB(Leia-se Dr Pedro)vai afugentar o PT-PDT do bloco. Claro o cara indicou o Candidato e ainda quer o vice.

2-Ausência de um vereador de situação mesmo que justificável(poderia se licenciar). Essa pra mim é o X da questão pois o candidato derrotado é extremamente vinculado ao executivo(sombra do prefeito)

3- Quem os derrotados indicaram para 2 secretário o vereador ausente. Ai está o X meu caro Nenel.

Jogo se ganha na vunerabilidade ou erros do nosso adversário.

-Resumindo, o rompimento do acordado não se estranha. Agora entrar em campo com um jogar a menos quando se tem vários reservas. Hum,o navio tá a deriva.
O que você acha??? Estou errado??

Anônimo disse...

O Aparicio vai ter que contratar um tradutor hehehe

Sucesso a nova mesa diretora...

Muito trabalho pela frente em 2012.