segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Paraenses 'Não' querem território do estado dividido ...

...

Maioria dos paraenses vota pelo 'Não' à divisão do estado

Quase 70% dos eleitores foram contra a criação de Carajás e Tapajós em plebiscito histórico. Índice de abstenção superou os 25%

Os eleitores paraenses decidiram, em plebiscito realizado neste domingo, manter o estado do Pará com o território original, informou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Ricardo Nunes.

- Neste momento, o total dos votos apurados e, diante do cenário atual, matematicamente, os eleitores do estado do Pará decidiram pela não divisão - afirmou o presidente do TRE paraense.

O resultado foi ratificado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, que comemorou:

- Penso que não apenas a cidadania está madura do ponto de vista cívico, mas a tecnologia eleitoral brasileira está muito avançada, conseguimos apurar o resultado matematicamente consolidado em duas horas depois do fechamento das urnas. Hoje foi um teste importante e verificou-se que o povo pode ser consultado rapidamente de forma eficiente e econômica.

Às 22h20 (horário de Brasília), com 99,07% das urnas apuradas, o resultado parcial indicava que 66,54% escolheram "não" para a criação do estado de Carajás e 66,30% rejeitaram a criação do estado de Tapajós. Haviam sido apuradas 14.117 das 14.249 urnas do estado. A abstenção foi 25,6%.

O Globo


.....

Nenhum comentário: