terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ameaça de Greve...

O medo de que o próximo dia 23, véspera do Natal, transforme os aeroportos num verdadeiro caos diante do indicativo de greve dos trabalhadores do setor levou o governo a solicitar ontem que o Ministério Público do Trabalho intervenha no conflito entre a categoria e as companhias aéreas.

As autoridades e as empresas temem ainda o crescimento vertiginoso do movimento de passageiros na quinta-feira, que será o pico da semana, por concentrar as vendas de bilhetes do período.

Os atrasos começaram a crescer já no último fim de semana. Segundo dados da Infraero, somando destinos nacionais e internacionais, entre sábado e até às 18h de ontem, o percentual atingiu 20,88%.

Das 7.011 partidas previstas, 1.464 atrasaram e outras 261 foram canceladas.

O volume de passageiros sobe na véspera do Natal, mas este ano mais gente viajará de avião. As duas maiores companhias nacionais, Gol e TAM, informaram que venderam 10% mais passagens com partidas previstas para quinta-feira, na comparação com igual período do ano passado.

Diante da demanda e das deficiências na infraestrutura aeroportuária, já são esperadas longas filas e atrasos, ainda que não haja paralisação ou problemas meteorológicos - outra ameaça concreta ao transporte aéreo esta semana.

A orientação aos passageiros é fazer o check-in antecipado (por telefone, internet ou terminal de autoatendimento nos saguões) e chegar com antecedência mínima de duas horas para despachar bagagens.

Geralda Doca e Wagner Gomes/O Globo


.....

Nenhum comentário: