quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Itamar Franco questiona regimento e deixa Sarney nervoso ...

O líder do PPS no Senado, o ex-presidente Itamar Franco (MG), apresentou nesta quarta-feira em plenário uma série de questionamentos ao presidente do Senado, José Sarney, sobre a aprovação do requerimento de urgência para a votação do projeto que fixa o salário mínimo em R$ 545.

Para Itamar, o Regimento Interno do Senado foi infringido quando o requerimento de urgência do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), foi lido fora da ordem do dia. Na sessão, o ex-presidente começou a mostrar seu estilo e suas constantes indagações deixaram Sarney nervoso.

Logo depois, Sarney precisou deixar o plenário às pressas para acompanhar sua mulher, Marly Sarney, que sofreu uma queda em casa e teve que ser levada ao Hospital Sarah Kubitschek com suspeita de fratura no nariz.

- Então pra que regimento? Para ficar no arbítrio? Vossa Senhoria ( José Sarney) descumpriu o regimento - disse Itamar, ressaltando que se dirigia ao presidente da Casa e não ao cidadão José Sarney.

Sarney afirmou que não houve desrespeito ao regimento e que a leitura de requerimentos em outros momentos além da ordem do dia é a praxe da Casa.

- Eu acho que não há nenhum prejuízo. Eu acredito que não infringi nenhuma norma regimental - afirmou Sarney.

Após levantar três questões de ordem e cansado de ouvir que a posição da Presidência da Casa estava correta, Itamar desistiu do último questionamento.

- Eu tinha mais uma questão de ordem, mas não vou perder meu tempo com Vossa Excelência (...) O Senado deixa de ser real para se tornar apenas manobras da maioria - disse Itamar.

O Globo / Adriana Vasconcelos


.....

Nenhum comentário: