quarta-feira, 6 de abril de 2011

Novo Código Florestal pode ser votado ainda em Abril ...

...


A mobilização organizada pela Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara, em torno da aprovação do Código Florestal, reuniu mais de 20 mil pessoas na esplanada dos Ministérios em Brasília, um movimento composto por produtores e agricultores de todo o país. O objetivo foi sensibilizar parlamentares ainda indefinidos ou contrários para que modificassem posição a fim de permitir que o novo texto seja colocado o mais rápido possível na ordem do dia para ser apreciado em plenário.

A iniciativa deu resultado, já que o presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que pretende colocar o Código para votação em abril mesmo sem acordo.

“Esta é a segunda vez que o presidente da Câmara compromete-se em colocar o texto em plenário, já que havia prometido para Março e não foi realizado. Esperamos que haja o cumprimento do prometido pois mostramos com a mobilização desta terça-feira (05) que o setor produtivo precisa de uma posição imediata”, diz Jerônimo.


Jerônimo Goergen (Dep. Federal/RS) PP

Houve a formação da Câmara de Negociação das Mudanças no Código Florestal, criada para analisar o substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e buscar um consenso sobre o tema. O grupo, formado por parlamentares, produtores, ambientalistas e governo vai analisar as propostas de alteração no texto.

Marco Maia chegou a defender a reedição do Decreto 7.029/09, que dá prazo até 11 de junho para a regularização das reservas legais, mas esta medida não vai ao encontro das necessidades dos produtores, que entendem que só com a votação do Código em um prazo breve haverá tranqüilidade no setor:

“ O importante de tudo é que o presidente Marco Maia reafirmou seu compromisso para votação buscando viabilizar o Código com algumas articulações políticas que precisam ser feitas, principalmente na bancada do PT, para que seja construído o encaminhamento, onde os ajustes finais podem ser realizados em plenário”, completa Jerônimo.


Fonte: Site Dep. Federal Jerônimo Goergen
Fotos: Canal do Produtor


.....

Nenhum comentário: