quinta-feira, 31 de março de 2011

Pelotas - Assinado protocolo de acesso à Traumato-Ortopedia

Orientar o fluxo de pacientes. Essa é a proposta do documento assinado pela Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) na terça-feira (29).

O protocolo disciplina o acesso da população aos serviços de urgência e emergência na área de traumato-ortopedia. Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) e o serviço referência de traumatologia da Santa Casa estabeleceram regras para o atendimento na área. Entre os ganhos, está o reforço do papel do traumatologista no atendimento. Ficarão no PSP apenas os pacientes que tiverem impossibilidade de remoção.

O conteúdo do acordo diz que o médico traumatologista se deslocará até o PSP para atender fraturas de bacia, fraturas expostas e pacientes politraumatizados graves. O tempo limite para avaliação do traumatologista nas fraturas expostas deverá ser de, no máximo, seis horas. Fraturas expostas, de colo de fêmur estáveis, não expostas, de membros superiores e inferiores, clavícula, ombro e luxações serão encaminhadas ao serviço da Santa Casa.

Pacientes que chegam ao PSP e são identificados com lesões ortopédicas serão encaminhados documentalmente ao serviço de traumatologia e ortopedia da Santa Casa. Na quinta, deverá ser assinado o protocolo de fluxo da obstetrícia, em vista da falta de integração nas maternidades pelotenses.

Raquel Bierhals / Diário Popular


.....

Nenhum comentário: